Psicologia das Cores

O estudo da psicologia das cores tem como objetivo compreender a influência, e definir o efeito que cada cor tem no comportamento e nas decisões humanas. Mais do que apenas escolher uma cor para sua identidade visual, é necessário estar atendo a quais cores complementam e contrastam com a cor escolhida.

Neste artigo, você confere os efeitos individuais associados a cada cor e a importância que uma boa harmonização, tem para seu negócio. 

Azul

O azul é uma cor que tem seu significado associado à confiança, segurança e força. É percebido como uma cor fria. Não é uma cor aconchegante e causa uma sensação e espaço aberto. É considerado como uma tonalidade masculino, sua cor complementar é o laranja. 

Mais alguns significados para a cor azul: fé, espiritualidade, paz, lealdade, harmonia, tranquilidade. 

Conheça algumas marcas que se destacam pelo uso da cor azul:

Vermelho

O significado do vermelho é associado à juventude e a coragem. É uma cor que representa as fortes emoções, indo desde o amor até o ódio. Considerado desde a antiguidade como uma cor quente e masculina que representa a força e a agressividade.

Sua cor complementar é o verde.

Mais alguns significados para a cor vermelho: raiva, paixão, desejo, excitação, velocidade, perigo e conflitos.

Conheça algumas empresas que se destacam pelo uso da cor vermelho:

Amarelo

O amarelo é uma cor ambígua, podendo se referir tanto ao otimismo e juventude quanto ao ciúme e hipocrisia. Seu real significado é definido quando está associada com outras cores.

Devido a sua ampla variedade de significados positivos ou negativos, o amarelo está presente em diversos detalhes do cotidiano. Sua cor complementar é o violeta.

Alguns significados do amarelo: sabedoria, conhecimento, esperança, covardia, traição e inveja.

Conheça algumas marcas que se destacam pelo uso da cor amarelo:

Verde

O verde representa não somente uma cor, mas uma ideologia e um estilo de vida completo. É a cor utilizada para a representação da natureza, fertilidade, crescimento, saúde e juventude.

A cor é também associada à burguesia e à riqueza, por este motivo o dinheiro é sempre retratado na cor ver.

Sua cor complementar é o vermelho.

Mais alguns significados para a cor verde: cura, calma, orgulho, renovação, generosidade e inexperiência.

Conheça algumas empresas que se destacam pela cor verde:

Preto

O preto é uma cor conhecida pela sua mudança de percepção que ocorro ao longo da vida. Para jovens, o preto é associado a sofisticação, poder e itens de valor como carros e roupas de grife. Para os mais velhos (3ª idade), o preto tende a representar a escuridão e a morte.

O preto é também utilizado pelo mais alto padrão da burguesia como uma representação de poder, apresentado na forma de ternos, casas e outras posses.

A cor é ainda classificada como universal, combinando com qualquer outra cor, mas especialmente com laranja, rosa, verde, branco, amarelo ou vermelho.

Mais alguns significados da cor: negação, sexualidade, elegância, mistério, medo e raiva.

Algumas empresas utilizam o preto como alternativa para seus logos:

Branco

O branco é conhecido como a cor da inocência, do bem e da pureza, por esse motivo o vestido mais comum utilizado em casamentos é branco.

Não existem muitos significados negativos para o branco, sendo muitas utilizado para representação de algo com luz e angelical. É também utilizado para ilustrar a experiência adquirida com o envelhecimento.

O branco é também considerado como uma cor universal, combinando principalmente com azul, vermelho e preto.

Mais alguns significados para a cor branca: proteção, amor, respeito, limpeza, humildade e precisão.

Algumas empresas utilizam o branco como alternativa para seus logos:

Laranja

O laranja é uma cor que, por estar próximo a duas cores com muita personalidade, o amarelo e o vermelho, não detém muito destaque.

É considerado a cor da diversão, sociabilidade, representa um caráter penetrante e intrusivo, por esse motivo foi exaustivamente utilizado na publicidade.

Sua cor complementar é o azul.

Mais alguns significados para a cor laranja: energia, equilíbrio, entusiasmo, vibração, excessivo e extravagância.

Conheça algumas marcas que se destacam pela cor laranja:

Roxo / Violeta

O roxo ou violeta, é uma cor que possui diversas associações, mas que por muitas vezes pode ser controversa. É utilizado para representar a tecnologia e a ciência, mas também a fantasia e a magia.

A cor passa o sinal de extravagância e vaidade.

Sua cor complementar é o amarelo.

Mas alguns significados para a cor violeta: realeza, espiritualidade, sabedoria, conhecimento, sensibilidade e arrogância.

Conheça algumas marcas que se destacam pela cor violeta:

Rosa

O rosa é uma cor obtida a parti da mistura de duas cores opostas: branco e vermelho, por esse motivo, o rosa simboliza uma união de significados, como força e inteligência, atitude e passividade.

A cor é muito utilizada para realizar associações positivas, como doçura, cortesia, charme e ternura. Sua cor complementar é o verde claro.

Mais alguns significados da cor rosa: amor, inocência, felicidade, satisfação, feminilidade, delicadeza.

Conheça algumas marcas que se destacam pela cor rosa:

Cinza

O cinza é uma cor utilizada para representar a neutralidade, a calmaria e o equilíbrio. Não possui uma representação correta, é tudo meio vago e indeciso. Apesar de combinar bem com outras cores, o cinza tende a ser evitado.

Está comumente associado a sentimentos ruins como mau tempo, algo bruto ou grosseiro.

Mais alguns significados para a cor cinza: seriedade, inovação, tecnologia, reflexão, maturidade e sabedoria.

Conheça algumas marcas que se destacam pela cor cinza:

A combinação de mais de uma cor, pode alterar ou contribuir com a afirmação de seu significado, portanto, fique atento ao círculo cromático e garanta estar acertando na harmonização:

Cores complementares

A cores complementares são aquelas opostas no círculo cromático. A harmonização de cores complementares sempre funciona bem.

Tríade

A harmonização tríade combina 3 cores que possuem o mesmo distanciamento, formando um triângulo após a escolha das cores. Um exemplo dessa combinação é utilizar azul, vermelho e amarelo.

Meio complementar

A harmonização meio complementar consiste na combinação de 3 cores, onde é escolhida a cor primária e ao invés de se utilizar a cor oposta, utiliza-se as duas cores ao lado dela.

Retângulo

A harmonização em retângulo combina quatro cores do círculo cromático cuja escolha de tons forma um retângulo.

Análoga

Fazer uma harmonização análoga significa combinar cores que estão posicionadas lado a lado. O indicado é combinar até 3 cores para manter uma boa harmonização.

Quadrado

A harmonização em quadrado também combina quatro cores do círculo cromático, posicionadas a 90°.

Gostou de saber mais sobre a psicologia das cores e sua harmonização? Siga nossas redes sociais e fique atento a diversos assuntos que podem ajudar a alavancar sua marca.